domingo, 8 de agosto de 2010

A Origem



          Christopher Nolan é, de fato, um excelente diretor de quebra-cabeças. Filmes como "Amnésia" e "O Grande Truque" provaram não só o talento do diretor para mistérios, como também o apreço do mesmo por desvendar aspectos psicológicos das personagens. "A Origem" leva essas características ao extremo e  mostra-se, talvez, como o pináculo de sua filmografia, que, apesar de pequena, é mais do que respeitável.

          Na trama, Dom Cobb (DiCaprio em mais uma excelente atuação), é um especialista em conseguir informações no mundo empresarial. Algo como um espião. Mas Nolan, entretanto, foi além da espionagem comum! Cobb rouba segredos valiosos por meio de uma tecnologia que o permite adentrar a mente das pessoas enquanto elas sonham. Porém, quando o grande empresário Saito cruza seu caminho, um desafio lhe é imposto: Ao invés de roubar uma idéia, o ladrão terá que plantar uma. A vítima? Fischer, concorrente de Saito que precisa subitamente pensar em se livrar do império deixado pelo pai recém falecido.
          A princípio, o personagem de DiCaprio aparenta ser o típico anti-herói que busca rendenção em seu último serviço. Mas seus motivos, como Nolan, sem pressa, revela no decorrer do filme, são bem mais pertubadores. Essa é outra grande sacada do diretor: Perceber que apenas o passado de Dom Cobb precisa ser esclarecido. Muitos dos outros personagens não tem uma origem definida, muito menos o aparelho que move toda a operação. Entretanto, isso funciona muito bem para o longa, que apesar de ser extremamente complexo, não deixa de focar-se no essencial: explorar a cabeça de um homem em conflito consigo mesmo.
          Logo na primeira cena, Nolan desafia o público ao invés de menosprezá-lo! O filme começa com um sonho dentro de outro sonho! Uma grande sacada, pois assim o espectador acostuma-se com a idéia e prepara-se para o que estar por vir: Para realizar o serviço, Dom usará três sonhos diferentes na vítima! Tática esperta, porém perigosa.
          É claro que para realizar tal tarefa, é necessário um time. Esse é apenas mais um acerto do longa: Seu elenco! Joseph Gordon-Levitt e Ellen Page esbanjam simpatia, já Tom Hardy, no papel de Eames, é o sempre presente alívio cômico. Mas quem rouba mesmo a cena é Marion Cortillard, em mais uma fantástica atuação. Desta vez, como Mal, persongem que não detalharei para não perder a graça.
          Portanto, "A Origem" é um bom exemplo de entretenimento inteligente, e que sabe como poucos filmes desfrutar do poder do cinema. As cenas no mundo real são simples, cruas e verdadeiras. Contudo, quando Nolan adentra o mundo dos sonhos, a mágica acontece! O que se vê é um surrealismo de encher os olhos e sequências belíssimas que desafiam as leis da física. Vide a  passagem de Arthur (Joseph Gordon) pelo corredor sem gravidade!


          O quetinamento apresentado pelo filme é também, obviamente, muito interessante. O diretor, inteligentemente, não ousa responder perguntas sem respostas como "Qual a finalidade dos sonhos ou a razão deles existirem?", mas, melhor do que isso, imerge seu longa em uma filosofia extremamente existencialista. Afinal, você optaria por encarar o doloroso mundo real, ou viveria em um mundo de sonhos, que apesar de falso, é perfeito?  Tratando-se de filosofia, nada mais natural do que deixar cada um com sua própria resposta. É nisso, aliás, que se baseia o fantántico desfecho do longa.
          Vale ressaltar, entretanto, que as várias camadas de sonhos fazem o expectador se confundir no sentido de entender como funciona exatamente todo o processo. Como um dos próprios personagens afirma, naquele mundo "não há lugar para turistas". Exatamente o que o público é! Mas tal fator apenas prova que "A origem" é um filme que deve ser assistido mais de uma vez. Dessa forma, essa excelente produção poderá ser aproveitada completamente!


Gostou da crítica? Não concorda com algo que foi dito? Quer acrescentar algo? Deixe um comentário! Sua opinião é fundamental para o desenvolvimento desse Blog! Abraços!        

5 comentários:

  1. Tua crítica está perfeita!
    Achei "A Origem" um dos melhores filmes já feitos, assim como quase todos os filmes do Christopher Nolan, que é o meu diretor favorito.

    Se quiser, dá uma olhada no que eu escrevi.
    http://www.brazilianmovieguy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que você falou e talvez para facilitar entendimento do filme vou colocar os url de alguns gráficos que explicam essa situação em que Dom Cob (e sua equipe) invade o subconsiente de Fischer

    ResponderExcluir
  3. se quiser leia o que eu escrevi sobre o filme aqui em abaixo
    http://filmessempipoca.blogspot.com/2010/08/review-origem.html
    graficos
    1- http://jovemnerd.ig.com.br/wp-content/uploads/InceptionDreamLevels.jpg

    2-http://jovemnerd.ig.com.br/wp-content/uploads/incept-infograph.jpg

    3-http://jovemnerd.ig.com.br/wp-content/uploads/InceptionTimeline.jpg

    4-http://jovemnerd.ig.com.br/wp-content/uploads/InceptionArch_SlusherFULL.jpg

    ResponderExcluir
  4. Li sua Review, e gostei do texto. Quanto aos gráficos, muito obrigado pelos links! São muito bacanas e extremamente bem feitos!

    ResponderExcluir
  5. Sem Problema eu que agradeço,e obrigado por ter comentário,afinal eu sei COMO é bom que as pessoas comentem seu texto

    ResponderExcluir

Comentar: