sexta-feira, 23 de julho de 2010

Disney/Pixar Vs DreamWorks

 
          
          Este mês, duas grandes animações disputam a preferência do público no cinema. E, é claro, a comparação torna-se inevitável. A questão, porém, é que "Toy Story 3" e "Shrek Para Sempre" mostra-se muito mais do que uma simples e saudável disputa de gênero. Essa é, na verdade, a briga de dois gigantes da animação: Disney Vs DreamWorks.
          Desde 1937 a Disney encanta a todos com clássicos da animação tradicional. A empresa, que sempre se preocupou em testar novas técnicas, tornou-se uma gigante do mercado ao longo do conturbado séc. XX. Porém, em 1995, ela não só lançou uma inovação, como também escreveu  uma nova página na história do cinema: Toy Story, além de ser um bom filme, era o primeiro longa metragem em computação gráfica do mundo. Quatro anos depois, a parceria com a Pixar provou-se extremamente bem sucedida: Toy Story 2 não só arrecadou muito mais, como também superou seu antecessor em qualidade.
          Logicamente, um mercado tão lucrativo não seria dominado por uma única empresa. A partir de 1998, a DreamWorks lançou algumas ótimas animações tradicionais (O Caminho Para El Dourado; Spirit...), e provou que era sim, capaz de concorrer. Em 2001, isso ficou mais do que provado: Shrek chegou aos cinemas e satirizou, de forma extremamente inteligente, tudo o que a Disney construiu ao longo de quase um século.

             
          Entretanto, se hoje analisarmos o histórico das duas, torna-se evidente a superioridade da casa do Mickey. As duas animações em cartaz são exemplos que apenas ratificam essa informação. Em entrevista publicada na revista Preview, edição 03, o diretor Lee Unkrich, ao ser perguntado sobre o terceiro Toy Story, respode:
"Amamos os personagens, eles são o alicerce do nosso estúdio. Se vamos fazer uma sequência, só faremos se tivermos uma história muito boa, que valha a pena contar. Demora quatro anos para fazer um desses filmes. Não queremos investir nosso tempo em algo pelo qual não sejamos apaixonados. E somos apaixonados pela históia do terceiro.
...Quando fiz o primeiro, não tinha filhos e agora tenho três, crescendo muito rapidamente. E os quatro filhos de John vinham ao escritório e pulavam no seu colo. Agora ele mandou três deles para a faculdade. Somos pessoas diferentes. Lidamos com muitos temas neste filme, como crescimento e desapego, que são coisas que vivemos. Não acho que poderiamos ter feito este filme na época."
          Portanto, é nítida a entrega dos envolvidos no filme. A panelinha da Pixar (Lasseter, Unkrich, Stanton...) ama o que faz e tem prazer de estar ali, envolvendo-se em todo o processo de produção. É esse um dos grandes tropeços da DreamWorks: Em Shrek, por exemplo, os roteiristas mudam a cada longa. E após concluido o roteiro, chama-se o diretor. Em "Shrek Pra Sempre", temos a direção de Mike Mitchell, do ridículo "Super Escola de Heróis". As duas últimas aventuras do ogro mereciam muito mais dedicação, mas ao que parece, o imediatismo de ver os cofres cheios fala mais alto.
          Enquanto a Disney/Pixar preocupa-se em emocionar e dar uma nova lição de vida a cada longa, a DreamWorks deu atenção demais a rivalidade e se precipitou fazendo "O Espanta Tubarões", concorrente infeliz do espetacular "Procurando Nemo"; e é claro, sequências desnecessárias de Shrek.


         Enfim, a Disney/Pixar é definitivamente a vencedora desse comparativo: Wood, Buzz e cia têm um propósito em estar de volta, fazendo de Toy Story uma das poucas trilogias que acerta nos três filmes, ao contrário de Shrek que encerra relativamente bem, mas ainda assim decepciona. Olhando o histórico da primeira, encontram-se obras primas como "Wall-e", já no da segunda o divertido mas nada memorável "Madagascar".
          Vale ressaltar, porém, que a rivalidade é forte e a DreamWorks é capaz de se igualar à concorrente como mostra na linda história de "Como Treinar Seu Dragão". Sem contar que a empresa está um passo a frente no que se refere à tecnologia: O 3D é bem mais relevante em seus filmes. Portanto, basta a nós, o público, sentar e nos deliciar com as incríveis histórias que estão por vir!

Abraços!

7 comentários:

  1. Ahh... Achei o "duelo" meio tendencioso devido sua predileção por e ligação a Toy Story... Como Treinar Seu Dragão, um longa que deu certo, não recebeu o devido destaque na comparação entre as produções. É bem claro o seu interesse em marcar os lançamentos, mas achei a generalização de que a Pixar ganha um pouco pesada. Vale a pena sutopor a franquia extremamente bem sucedida de Shrek (com ressalvas que conhecemos) em favor do pioneirismo e suposto desempenho invejável nas sequências de TS?
    Mas eu num entendo nada disso... Tô só divagando aqui... Num posso só concordar sempre, né?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Rebeca! A opinião dos leitores é sempre extremamente importante, seja ela favorável ou não ao post. Bem, analisando os dois primeiros filmes, não saberia escolher entre Shrek ou Toy Story, mas como você mesma ressaltou, o foco está nas produções em cartaz. E considerando-se toda a franquia, fico com Toy Story. Concordo com você que foi dada pouca atenção a Como Teinar Seu Dragão, mas não dá para falar tudo. Faltaram bons longas de ambas as empresas... Coloquei os que considerei mais importante!
    Obrigado novamente pela opinião sincera!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Nada memorável "Madagascar"? Não concordo, acho que o filme teve muita coisa boa para ser considerado assim. Quanto a disputa entre as duas grandes empresas de animação acredito que quem sai ganhando somos nós, que apesar das críticas, nos divertimos tanto com os filmes produzidos por ambos.

    ResponderExcluir
  4. Pedro
    Concordo contigo que a Pixar é superior a dreamworks neste duelo e digo que a marlice está certa afinal que sai ganhado somos nós espectadores e amantes da sétima arte.

    ResponderExcluir
  5. Só esqueceu de mencionar o fato que em 1999, um dos filmes da Dream Works de maior sucesso, O Príncipe do Egito, também fez enorme sucesso, até ganhando um Osca de melhor trilha original "When You Believe".
    Mas e verdade. Quando a Dream Works veio a tona nos anos 90, ela epenas copiava a Disney. Essa sim, emocionava e fazia a criançada chorar ao ver The Lion King, Pocahontas, 101 Dálmatas, Procurando Nemo. Enquanto isso a Dream Works, que até onde eu saiba, só fazia jogos na época, só imitava os clássicos estilos da Disney.
    Sem mais comentários.
    Disney forever.

    ResponderExcluir
  6. Hmmm, posso não ser estudiosa de arte e entendedora de tudo. Mas eu prefiro muitooo mais Dreamworks. Tenho extrema admiração pela pixar, mas não gosto de quase nenhum. Nunca gostei de toy story, nem quando pequenininha, gostei menos ainda do 2, e assisti o 3 forçada. Amo Procurando Nemo, Carros e Monstros sa, aliás acho que Monstros sa é meu filme favorito no mundo hahah. Me julgue sociedade, odeio Up altas aventuras zzzZzZZzzZ. E dw não fez nada memorável, quis chorar ao ler isso, Bee Movie, meu não tenho o que dizer desse filme, me fez gostar de Beatles quando pequenininha, O espanta tubarões fui ver no cinema me lembro direitinho amo de maaaaais, Madagascar meu para né vi todos no cinema, com 18 ano fui ver o terceiro filme, Megamente acho sensacional, não tenho nem o que falar, me fez voltar a gostar de desenhos, e a Origem dos guardiões chorei vendo o filme achei lindo, aaaai lindo, fui ver no cinema também haha e Sherek é lei assistir no Natal com a minha família, acho disney e pixar muito chatinhos. Filmes da Disney que gosto e com certeza vejo até hoje; Rei Leão, A Pequena Sereia, Peter Pan, Lilo e Stitch, Alice, O Incrível Mundo de Jack, Irmão Urso, Enrolados...

    ResponderExcluir
  7. Discordo!Dreamworks Forever!E além disso , Madagascar é 100% memorável!

    ResponderExcluir

Comentar: