sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Coleção DC 75 Anos - 1 de 4: A Era de Ouro

          Desde o mês passado, está disponível, nas bancas, a primeira parte da coleção que comemora os 75 Anos da DC Comics. Além de uma introdução que narra o surgimento da famosa editora de quadrinhos, o encadernado reapresenta "as edições de estréia de muitos dos personagens que fizeram a história da DC...  e que se tornaram um marco na Era de Ouro, sendo reverenciados até hoje." Dentre eles, os dois de maior sucesso: Superman e Batman.
          Mostra-se uma diversão à parte analisar os super-heróis na década de 30 e a sociedade na qual estão inseridos: os padrões sociais e costumes da época. Portanto, "A Era de Ouro" praticamente adquire o status de material histórico e deve ser lida a título de curiosidade. Não espere tramas mirabolantes como as vistas atualmente, mas sim histórias simples e honestas que naturalmente assumem um caráter extremamente divertido.
          Dentre as diversas origens apresentadas, destaca-se uma que não é de um super-herói: a do Coringa. Além da própria história escrita por Bob Kane, que progride com uma ótima fluidez, o interessante aqui é notar os vários elementos que foram aproveitados no universo cinematográfico de Christopher Nolan. Apesar de optar pelos próprios roteiros, ao invés de se basear majoritariamente em arcos específicos, estão presentes nos filmes do diretor: a chegada misteriosa à cidade, a carta deixada na cena do crime, o aviso prévio de quem são suas vítimas, o "sorriso" deixado no rosto das mesma, o horário do assassinato e a excelente recriação da seguinte passagem:

Então... lembrou de alguma cena de "O Cavaleiro das Trevas"?
          Vale ressaltar também a presença, no encadernado, da ALL-STAR COMICS 3, revista que apresentou a primeira reunião da Sociedade da Justiça da América. Na história, cada integrante da sociedade narra uma de suas aventuras. O grupo, ou pelo menos parte dele, apareceu recentemente em "Smallville", o que resultou em um dos episódios mais comentados da série. Sendo assim, as devidas comparações podem ser feitas. Na transposição para a telinha, até mesmo o visual clássico da equipe foi mantido:

SJA nos anos 40.
Gavião Negro e Dr. Destino (Dr. Fate) em Smallville.
Quadro encontrado por Clark em Smallville.
          Além do que já foi citado, esta edição apresenta as origens dos heróis Flash, Capitão Marvel e Mulher-Maravilha, além de uma divertida história do Arqueiro Verde. Aliás, você sabia que Oliver Queen já teve um parceiro chamado Ricardito... e que a dupla agia ao melhor estilo Batman e Robin?
          
          Portanto, não perca a "Coleção DC 75 Anos: A Era de Ouro"! Já nas bancas e por um preço bem acessível: R$ 17,90.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar: