terça-feira, 7 de setembro de 2010

5x Favela, Agora por Nós Mesmos

          "Você já viu a favela dos bandidos. Você já viu a favela dos policiais. Agora você vai ver a favela dos moradores."
Cinema, integração social e luta contra o preconceito.
          A abertura do Trailer, citada no topo, define bem a proposta de "5x Favela". O filme, produzido por Cacá Diegues, ratifica que ,a partir um simples incentivo, podem nascer grandes talentos. Além, é claro, de mostrar o cotidiano da favela carioca por meio de ótimas histórias.

          Em 2009, a Luz Mágica Produções, iniciou esse brilhante projeto social. Inúmeros jovens de favelas cariocas foram treinados e capacitados por oficinas de cinema, as quais contaram com a presença de nomes como: Ruy Guerra, Daniel Filho, Walter Salles, Fernando Meirelles e outros. O resultado foi o desenvolvimento de cinco curtas-metragem, de aproximadamente 20 minutos cada, que mais tarde se agrupariam com o nome de "5x Favela, Agora por Nós Mesmos."
          Após o término da primeira história, cresce um certo desapontamento em deixar  tão cedo aqueles personagens. Mas em poucos segundos, já estamos imersos no próximo curta e quando o mesmo acaba, o sentimento se repete tornando-se um ciclo vicioso até que, após a última história, os créditos sobem com o expectador pensando: "Poxa... bem que esse filme podia chamar-se '6x Favela'.
          Os sete jovens diretores aprenderam o dever de casa e destacam-se recursos bem interessantes na produção, como, por exemplo, a inversão de cenas e a utilização paralela de presente e passado.  
           Para os que não sabem, o título é uma clara alusão ao "Cinco vezes favela" de 1961, um dos filmes que fundaram o renomado Cinema Novo. Essa é, portanto, a prova de que para realizar bons filmes, não são necessários 'rios de dinheiros' e muito menos atores e/ou diretores famosos. Basta "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça."
         Como citado no Site Oficial:
"Os temas de cada episódio, escolhidos pelos próprios alunos de cada oficina de roteiro e desenvolvidos coletivamente por eles, tratam sempre do convívio humano e social em cada comunidade abordada. Eles falam de ética e educação, amizade e amor, solidariedade e tolerância, família e comunidade, sem ignorar a violência e as dificuldades cotidianas de que sofrem seus moradores."
Não Perca!

3 comentários:

  1. Muito obrigado, Pedro Vinícius!!!
    E valeu pelo comentário também! Pelo visto, eu e você temos um gosto parecido para filmes. E irmãs muito legais também. hehehehe
    Agora, o tempo passa rápido. Daqui a pouco já estamos em Abril e você não vai mais se preocupar com as classificações nos cinemas. :D

    Quanto ao 5x Favela, eu fiquei com vontade de assistir este filme depois que vi uma reportagem, se não me engano, no Telecine. Depois que li essa tua crítica fiquei mais interessado ainda. Infelizmente, o filme não estreou aqui por Porto Alegre. Vou ter que esperar mais um pouco.

    Mais uma vez obrigado!!!
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Haha... excelentes observações!

    Em relação a 5x favela, é uma pena não ter estreado por ai. Infelizmente, filmes que não tem grande apelo de público perdem espaço nos cinemas. Já passei (e ainda passo) muita raiva com isso. E nesse caso a indignação é maior, pois é uma produção nacional e deveria ser valorizada. Sem contar que teve reconhecimento em Cannes!
    Aqui em Brasília, acho que não passa dessa segunda semana em exibição.
    O pior é, depois, ir ao Cinema e deparar-se com "Como cães e gatos" e "Par Perfeito" cheios de horários...

    ResponderExcluir
  3. Cinema nacional é algo terrível não pela a qualidade dos filmes em si mas vemos o quanto é difícil ver 2 filmes brasileiros em cartaz ao mesmo tempo.

    Além do mais é impossível fazer uma lista dos 10 melhores filmes nacionais do ano pois no final das contas o cinema brasileiro é uma criança em relação ao cinema dos eua EUA e ao cinema Francês .

    ResponderExcluir

Comentar: