sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Prepare-se para O Legado: "Tron - Uma Odisséia Eletrônica"

          Nesta sexta, estréia "Tron - O Legado" e portanto mostra-se interessante, pelo próprio título da obra, revisitar o clássico de 1982 que deu origem ao universo fantástico no qual se ambienta a história. Entende-se por Odisséia toda e qualquer jornada extraordinária que também seja repleta de surpresas ou até mesmo perigos.
          Em 1968, Kubrick encantou o mundo com sua Odisséia no Espaço. Naqueles tempos, a corrida espacial impulsionada pela Guerra Fria fez com que o homem se questionasse a respeito do universo e de sua representação dentro do mesmo. Já na década de 80, o mundo vivenciava certo avanço tecnológico e o computador pessoal, como o conhecemos hoje, começava a ganhar forma. Nada mais natural, portanto, que Steven Lisberger nos entregar uma Odisséia Eletrônica. Tais exemplos apenas ratificam que o cinema é, inegavelmente, um reflexo de seu período histórico.
          Na trama, Kevin Flynn é um programador de softwares da ENCOM que tem suas idéias roubadas por outro funcionário. O jovem, então, cria um programa chamado CLU para invadir o sistema da empresa e encontrar provas que lhe garantam a autoria dos novos projetos. Ele, entretanto, esbarra no Controle Mestre, programa que lhe impede de adquirir os dados e que atua, no mundo cibernético, como uma força suprema e autoritária.
          Porém, a persistência de Flynn faz com que ele e mais dois amigos invadam a sede da empresa a procura das provas. Lá, o jovem acaba sendo digitalizado e transportado, por um laser, para o mundo virtual. Com a ajuda de Tron, programa criado por um de seus amigos, Flynn destrói o Controle Mestre, adquire as provas que precisava e restaura a paz no mundo cibernético.
          Vale lembrar que "Tron: Uma Odisséia Eletrônica" foi um dos primeiros filmes a usar efeitos especiais gerados por computação gráfica; e tornou-se um clássico da ficção científica justamente por sua inovação tecnológica e não por sua história que, talvez, seja divertida apenas para fãs de computação ou tecnologia. Prova disso foram os péssimos resultados do longa à época: tanto de crítica, como de público.

Repare no abismo tecnológico que separa os dois filmes. Lembre-se que o primeiro, à época, foi uma tremenda revolução.

          Sendo assim "Tron - O Legado" terá que fazer muito mais do que apenas encantar o público visualmente. Isso comprova-se por diversas razões:
  1. Como já dito anteriormente, no primeiro filme faltou uma história que abrangesse um maior público e o resultado não foi nada bom.
  2. "Avatar" já é a grande revolução tecnológica do momento. Qualquer produção posterior que proponha tecnologia similar, incluindo Tron, é apenas consequência do filme de Cameron.
  3. O mesmo "Avatar", apesar da estrondosa bilheteria, também provou que apenas tecnologia não basta e pecou justamente por apresentar uma história previsível.
  4. Filme bom mesmo precisa funcionar até em preto e branco!
          Portanto, espero que os realizadores de Tron estejam cientes das assertivas anteriores e que tenham a consciência de que para entrar para a história, assim como seu antecessor, o filme precisará de muito mais do que apenas efeitos tridimensionais. O resultado até agora parece promissor: O excelente Jeff Bridges retorna como Flynn e tanto os discos de batalha como as Lightcycles marcam presença na continuação. Vale avisar que o filme passou por refilmagens: as mentes da Pixar foram chamadas para "amplificar no filme as coisas pelas quais a Pixar é conhecida: personagens e emoção", segundo a EW.  Por um lado é bom saber que Lasseter e sua panelinha estão envolvidos. Por outro, o termo refilmagem é sempre preocupante.
          O resultado estréia hoje nos cinemas e, portanto, finalmente saberemos se "Tron - O Legado" está apto a se tornar a odisséia do novo milênio. Não uma odisséia eletrônica ou apenas tecnológica, mas, assim como a espacial de Kubrick, inesquecível.

Em breve, a crítica aqui no Dimensão Cinema: Fique de olho!

Compare esta foto com o pôster que abre o post. Homenagem?
  
E você... o que espera do filme? Deixe um comentário, sua opinião é fundamental para o desenvolvimento desse Blog!

5 comentários:

  1. Achei o primeiro Tron um filme bacana, mas estou tentando não criar muitas expectativas para esta continuação.
    Em termos de efeitos especiais, acho que será um filme espetacular, mas como você disse: só tecnologia não basta.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não ví o filme, suponho que tenha algumas ligações com o filme de 82, mas não acho que seja uma "continuação" como o comentário do Thomás diz ser.
    É fato que, efeitos especiais irão tomar conta de minha mente, mas aguardo uma boa história.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, o filme deve funcionar independentemente do de 82.
    Como 28 anos separam ambos, uma aventura dependente do primeiro longa não seria viável em termos de público.
    Porém, como trata-se do mesmo universo e mantém o personagem principal acho que podemos classificá-lo como uma continuação sim. Até mesmo pelo uso da palavra "Legado" como subtítulo.

    ResponderExcluir
  4. "Como 28 anos separam ambos, uma aventura dependente do primeiro longa não seria viável em termos de público." Falou tudo, enfim, obrigada pela resposta.

    ResponderExcluir
  5. Thomás, talvez, por ressaltar o resultado negativo de Tron, possa parecer que eu não gostei do filme. Pelo contrário: também o achei bem bacana...

    E assim como vcs, na expectativa por uma boa história!

    Valeu galera!

    ResponderExcluir

Comentar: