domingo, 18 de julho de 2010

A Todo Volume

      
          Dia 13 de Julho é o dia mundial do Rock: Um dos gêneros musicais mais aclamados do mundo. Sem contar que já serviu de trilha sonora para momentos inesquecíveis no cinema. Nada melhor para se comemorar do que assistindo ao documentário "A Todo Volume" de Davis Guggenheim, diretor ganhador de um Oscar em 2007 por "Uma Verdade Inconveniente".
          No filme, três lendas vivas do rock se reúnem e conversam sobre música e guitarras. São eles: The Edge (U2), Jimmy Page (Led Zeppelin) e Jack White (White Stripes). Quem é fã declarado e acompanha o trabalho de uma das bandas ou toca um instrumento de corda certamente irá amar o documentário. Se não for o caso, assistí-lo talvez perca a graça, pois "A Todo Volume" trata-se basicamente sobre a paixão pela guitarra.
          O longa preocupa-se em diferenciar as características dos guitarristas e cada um conta um pouco de sua história. O cenário, um grande acerto do filme, facilita a aproximação com o público pois resume-se a uma aconchegante sala de estar, fazendo do filme uma grande e gostosa conversa informal entre músicos que marcaram gerações. A cereja do bolo, porém, é vê-los tocar juntos. Sem roteiro. Improvisando. Divertindo-se com o resultado do encontro. Simplesmente maravilhoso!


          Uma pena o filme, que estreou ano passado, ter tido pouca ou mesmo nenhuma circulação na maioria dos estados brasileiros. É triste que documentários e filmes independentes apresentem dificuldades em ir para a telona. A mágica do cinema se expressa de inúmeras maneiras, e portanto nenhuma delas deveria ser menosprezada. Ainda mais quando o assunto é Rock n' Roll!

Eu sei que estou um pouco atrasado mas... Feliz Dia Mundial Do Rock!!

2 comentários:

  1. Finalmente alguém que tenha assistido e apreciado esse ótimo documentário e apesar de ser meio monótono é algo incrível ver grandes músicos reunido e para quem tiver a oputunidade de ver os extras do Blu-ray,DIGO não irá se arrepender lá você encontrará cenas de Jimmy Page ensinando Kashimir à Jack White e The Edge,Jack White ensinando Seven Nation Army E ver o ''Aquecimento'' de The Edge.

    ResponderExcluir
  2. Também fico feliz em descobrir alguém que assistiu "A Todo Volume" Jack! Foi um post que escrevi com muito carinho e infelizmente achava que ninguém tinha lido...

    Quanto ao Blu-ray, deve ser de fato impagável. Fiquei só na vontade... hehe

    ResponderExcluir

Comentar: