quarta-feira, 2 de março de 2011

Homem de Ferro & Thor - #9 e #10


          A partir da edição de janeiro, a Panini Comics mudou de casa um de seus mais famosos heróis. Nas palavras da própria editora, divulgadas na edição 9: "Abrindo uma nova era para o Deus do Trovão e marcando uma virada de página na vida do Homem de Ferro, a revista do Vingador Dourado ganha um reforço de proporções divinas e agora passa a se chamar 'Homem de Ferro & Thor'."
          A mudança, felizmente, mostrou-se benéfica nas duas edições até então lançadas. A revista mensal de Tony Stark não mostrava-se atrativa, já que apenas as histórias de Matt Fraction se salvavam. Porém, com o advento de Thor o mix tornou-se bem mais interessante, apesar de ainda imperfeito. O interessante é que, para os que não acompanhavam as histórias, não há problema em começar agora. Basta ter o conhecimento básico do que é o 'Reinado Sombrio'.
          Pois bem, vamos ao que interessa:

Primeira história - 'O Prometeu da Latvéria': Após um texto introdutório que resume a situação dos asgardianos no atual universo Marvel, a história começa muito bem e apresenta um ritmo constante. Balder descobre a traição de Loki e, sendo assim, o povo de Asgard volta-se contra Destino. Os ótimos diálogos explicitam toda a prepotência e mania de grandeza do vilão. A trama da primeira parte encerra-se muito bem, com a chegada de Thor à Latvéria, falando: "Você pode ser um dos mais cultos mortais de Midgard... mas, ainda assim, aprenderá hoje uma lição muito árdua."
          Já na edição seguinte, a de número 10, as expectativas do confronto épico são correspondidas e ampliadas para o desfecho, na edição de março. Ver dois 'pesos pesados' da Marvel se enfrentando, com um bom roteiro, é sempre bacana. Palmas para o roteirista em ascensão Kieron Gillen.

Segunda - 'Homem de Ferro: O legado': Diferentemente da história acima, esta outra não convence o leitor. Fica a sensação de que a mesma é a "tapa buraco da vez". Tem-se aqui uma tentativa forçada de reproduzir o Stark do cinema em meio a uma trama chupada de 'A Guerra das Armaduras'. O que peca é a narrativa arrastada, às vezes, confusa e o fato da história estar totalmente fora de cronologia, mas ainda assim envolver Destino e também um tal de Deus dos Ferreiros... Enfim, tomara que após o encerramento dessa péssima história, a Panini a substitua por algo que compense.

Terceira - 'Stark: A Queda, Parte 1': Bem, o que dizer dessa história? Matt Fraction continua fazendo um ótimo trabalho com a trama que lhe rendeu o prêmio Eisner de melhor série. O novo arco desenvolve as consequência do último, mas também funciona independentemente do mesmo, graças à sua satisfatória introdução. Fraction não prende-se aos filmes e entrega um Stark divertido, mas que entende sua importância e assume a postura do herói que deve ser. A trama, em ambas as edições, dá uma pausa na ação e foca-se exclusivamente nas ótimas falas do herói. Entretenimento envolvente e diversão garantida!

          Por fim, a mudança no título mostrou-se satisfatória, com duas ótimas histórias, das três publicadas. Além de ser uma tática esperta da Panini, considerando que em alguns meses Thor invadirá os cinemas. Vale ressaltar que a edição 9 foi lançada com uma capa alternativa de Tron - O Legado, que além de feia, não faz sentido algum. Porém, se a influência da Disney ficar só nisso, ótimo. Se puder, opte pela capa original: bem dramática, mais bonita e dupla: o Thor está na parte de trás. Com sorte as duas edições ainda podem ser encontradas nas bancas.

Boa Leitura!


E você... Curtiu a mudança? Gostou da crítica? Não concorda com algo que foi dito? Quer acrescentar algo? Deixe um comentário! Sua opinião é fundamental para o desenvolvimento desse Blog!

Abraço!

5 comentários:

  1. Comprei a edição nº 1 dessas novas histórias do Homem de Ferro, mas não consegui comprar o resto. :P

    Isso acontece constantemente comigo, e por isso não compro tantos quadrinhos quanto gostaria.

    Agora, essa "parceria" com Thor é algo que me deixou bastante curioso.

    Abraço,
    Thomás

    ResponderExcluir
  2. Pois é Thomás, achei essas duas primeiras edições bem bacanas... Foi exatamente a "parceria" que me chamou atenção. Aliás, foram os primeiros números que adquiri e gostei. Dá p/ acompanhar tranquilo, basta uma pesquisa rápida no google!

    Como disse no texto, a revista não me parecia atrativa antes.

    O mercado de quadrinhos é complicado... eu estava super animado quando comecei a me interessar, mas já desisti de muita coisa. hj, acompanho, no máximo, duas séries. É preciso ser bem seletivo, caso contrário, o dinheiro acaba rápido e com material q não vale a pena. Experiência própria... kkk

    Kieron Gillen está ganhando cada vez mais prestígio e sua participação em Thor vai durar mais cinco edições.
    Creio que Fraction também continuará com Homem de Ferro por um bom tempo.

    Abç!

    ResponderExcluir
  3. Nunca me liguei de ser um pouco mais seletivo. Realmente é uma forma bem melhor pra acompanhar as histórias. Vou levar o que você disse como dica. ;)

    Gosto de vários heróis da Marvel, mas os principais são Homem-Aranha, Homem de Ferro, Capitão América e X-Men. Não consegui acompanhar as histórias de praticamente nenhum deles. Queria ter acompanhado a época da Guerra Civil.

    Ah, valeu pelos comentários lá no blog! ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Tinha escrito um comentário, mas o wordpress deu problema e falhou tudo. FUUU :/

    ResponderExcluir
  5. Olá 'onomedissoesarcasmo'.
    Bem, agradeço a iniciativa e espero que tenha gostado do blog.
    A visita de novos leitores é sempre um enorme prazer.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Comentar: